sábado, 23 de abril de 2011

Pesquisa por projeto

Objetivo Geral

Desenvolver jogos e brincadeiras com os alunos do maternal I e II da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova.

Objetivos Específicos

· Proporcionar, através dos jogos e brincadeira o desenvolvimento da auto critica nas crianças.

· Levar a criança através dos jogos e brincadeiras desenvolver os aspectos físicos, psicossocial e intelectual da criança.


Justificativa

Quando brincamos com uma criança, estamos ajudando-a a aprender a lidar com suas pulsões em busca da satisfação de seus desejos. Vencendo as frustações, estamos ajudando-a a agir estrategicamente diante das forças que operam no ambiente. Com alegria despertamos nela o gosto pela vida e o enfrentamento dos desafios com segurança e confiança. Portanto, é de primordial importância utilizar-se das brincadeiras e jogos no processo pedagógico. Trata-se do exercício de habilidades necessárias ao domínio e ao bom uso de nossa inteligência emocional. Nossa capacidade de encontrar formas de encaminhar o que queremos pode ser exercida numa situação lúdica, aprendendo a compreender e a atuar perante as formas que operam no meio em que vivemos.


Procedimentos Metodológicos

Serão desenvolvidas brincadeiras com o corpo, corda, cabo de vassoura, bastão, taco de madeira, bambolês, imitação, jornal, objetos em uma caixa, com a natureza, cantigas de rodas, historias com fantoches, teatro, e expressão corporal e apresentações culturais.


Relatório

Este projeto será desenvolvido com os alunos do maternal I e II da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova.

Os jogos e brincadeiras são excelentes fontes de alegria e tem como objetivo estimular a criança, levando-a a superar barreiras enquanto professores ressaltaram a importância de envolvimento com as crianças, esta é a única forma que temos para conhecê-las. Não basta enxergar a importância pedagógica para a brincadeira, é preciso também ter participação ativa com as crianças.

De acordo com o trabalho realizado percebemos que a criança aprende melhor quando se faz algo lúdico. Partindo desse pressuposto, as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento dos alunos do maternal I e II em relação aos aspectos afetivo, psicomotor, emocional e social. Tais atividades contribuem para desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Este trabalho resolveu ser de grande importância não só para os alunos, mas para as professoras, pois os mesmos perceberam que vale a pena se dedicar mais e explorar o lúdico como forma de melhorar a aprendizagem da criança. É bom ressaltar que o trabalho foi maravilhoso e que será algo continuo.


Bibliografia

BENJAMIN, Maria Terezinha Éboli Botello. Vivendo a Pré-Escola. Rio de Janeiro, 1982.

FREIRE, P. et alii. Vivendo e aprendendo. São Paulo, Brasiliense, 1982.

MARINHO, Heloisa. Vida, educação, leitura. Rio de Jaeiro, Papelaria América, 1976.

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